terça-feira, 1 de maio de 2012

O ALIENISTA NO DIVù


Moacyr Scliar

Em “O ALIENISTA”, Machado de Assis introduz-nos à figura do doutor Simão Bacamarte, médico que viveu, diz-nos o autor (e certamente para evitar confusões com médicos contemporâneos) em “tempos remotos”. Formado em Coimbra, o doutor Bacamarte, que se considera um expoente da ciência, regressa à sua cidade de origem, Itaguaí, onde resolve dedicar-se à doença mental, tornando-se um alienista, isto é, um médico de alienados, de loucos.
(...)
Contemporâneo de Machado de Assis, Sigmund Freud certamente não teria acesso a “O Alienista”. À época, o escritor brasileiro não era conhecido no exterior, e portanto não existiam traduções de suas obras. Mas então interveio o acaso, na pessoa de meu bisavô. Judeu alemão chegado ao Brasil em 1924, ele era um homem letrado, fã de Machado de Assis e fã de Sigmund Freud. Muito rico, mas também muito neurótico, torturado por obsessões, decidiu tratar-se com o pai da psicanálise. Para isto viajou a Viena; conseguiu marcar uma consulta com Freud, que recebeu-o muito bem; e resolveu admiti-lo como paciente.

O tratamento durou um ano e neste período os dois tornaram-se amigos. Conversavam muito, sobre literatura principalmente; numa dessas conversas, meu bisavô falou a Freud sobre Machado de Assis e sobre “O Alienista”. Instantaneamente interessado nesta obra, Freud pediu a meu bisavô que a traduzisse para o alemão e leu-a mais de uma vez. Mais tarde, quando meu bisavô já havia regressado ao Brasil, escreveu-lhe uma carta comentando a narrativa, uma carta que eu conservo. Diz o pai da psicanálise: “Pareceu-me particularmente interessante o final da narrativa. Acho que, entregue ao estudo e à cara de si mesmo, o doutor Bacamarte poderia, de alguma forma, ter reproduzido o processo de auto-análise pelo qual eu passei”. E conclui, ironicamente: “Ele apenas necessitaria de um divã igual ao meu”.

Divã o doutor Bacamarte tinha. E tinha também o porão. A morte interrompeu sua trajetória. Mas a possibilidade fica: será que a psicanálise não foi descoberta na abandonada Casa Verde, em Itaguaí?


¹ MOACYR SCLIAR e outros. Um homem célebre: Machado de Assis. São Paulo: Publifolha, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário